A vida a dois apresenta alguns desafios, compartilhar o closet é um deles. Mas se ele for bem planejado, essa tarefa pode ficar mais fácil. Ter um personal organizer pode ajudar na arrumação desse espaço, mas esse suporte torna-se ainda mais eficiente se acompanhado de um bom planejamento de projeto, gerando outros benefícios além do resultado estético. Um closet bem planejado e organizado gera ganho de produtividade e economia no dia a dia. Entenda passo a passo como fazer um planejamento eficiente do closet de casal.
Primeiro passo: selecione as roupas e acessórios
Para garantir que o closet consiga receber todos os itens, é fundamental que o casal faça uma seleção das roupas e acessórios que serão mantidos e separe o que será doado e o que não tem mais serventia. Assim, é possível fazer algo muitas vezes ignorado: o inventário de itens pessoais. Ele é o ponto de partida para projetar o layout do closet do casal, considerando o que mais utilizamos em nossa rotina. Os hábitos pessoais podem influenciar em aspectos como a altura das sapateiras, a quantidade de barras para os cabides e como serão as divisórias na gaveta dos acessórios.
Segundo passo: layout
Esse momento costuma ser acompanhado por um designer, um arquiteto e, quando o casal quer algo bem personalizado, até mesmo por um personal organizer. Com base no que se pretende acomodar no closet, vamos observar a iluminação, a ventilação e o tamanho do ambiente. Esses aspectos são importantes para se decidir entre fazer um closet totalmente ou parcialmente aberto. Isso nem sempre é só uma questão de gosto pessoal, é interessante analisar o perfil de cada um, o inventário, o tamanho do quarto e, como já dito, a ventilação e a iluminação.
Terceiro passo: funcionalidade
Para que o closet de casal seja funcional, é preciso ter prateleiras, gavetas e cabideiros de diferentes tamanhos e estilos, levando em consideração os hábitos dos moradores. Por exemplo, pode ser necessário ter lugares específicos para bolsas, sapatos, acessórios e maquiagem, bem como cabideiros mais altos para colocar vestidos, saias, blusas e casacos longos.
Pessoas que usam terno com frequência precisam de um cabideiro maior para que todos os paletós, calças e camisas possam ser guardados corretamente. Nesse caso, também é necessário ter um local específico para acomodar as gravatas. Se alguém tiver o perfil esportista, prateleiras ou gavetas para tênis e acessórios esportivos têm que ser desenhadas no projeto. Por tudo isso, é possível perceber que fazer um layout de closet espelhado – quando os lados de um e de outro são iguais – pode ser um grande equívoco.
Quarto passo: organização
Aqui o personal organizer vai saber direitinho o que fazer, mas nossa principal dica é a harmonização dos produtos organizadores do closet. Por exemplo, não é indicado que cada um tenha cabides de material, cor e altura diferentes. O inventário será o guia do layout, mas não custa ressaltar que as prateleiras mais acessíveis são para as peças usadas com mais frequência, e as prateleiras mais altas para o que tem menos uso. Organize as peças pensando sempre em categorias e em como gostaria de vê-las, dobradas, penduradas, em divisórias, em colmeias ou até por estação do ano, se o espaço permitir. Imagine-se utilizando o closet para ter uma ideia concreta da disposição das peças e de como a organização pode ser mais prática. Se você está planejando o closet do casal, pense também nesses detalhes!
Quinto passo: decoração
Lembre-se que a decoração também pode ser útil, trazendo uma melhor experiência na hora de se trocar. Considere, por exemplo, ter poltronas ou pufes para se vestir e calçar os sapatos; uma ilha para organizar os acessórios e dar apoio na hora de dobrar as roupas; um espelho para ver o look; e um tapete confortável, já que o casal pode transitar descalço pelo closet.