BLOG

Como limpar prédios e fachadas utilizando andaimes

A limpeza da área externa, das fachadas de edifícios e outras construções é um serviço que deve ser feito sempre com a máxima segurança, por uma equipe qualificada e utilizando equipamentos que serão capazes de tornar o serviço mais rápido, econômico e produtivo. Dessa forma, ao realizar a limpeza da fachada de prédios muito altos, o uso de andaimes pode ser ideal e necessário.

Este artigo aborda a importância desse instrumento e porque é tão indicado e necessário para limpar prédios e fachadas. Confira, a seguir, tudo o que você deve saber antes de prestar serviços de limpeza de prédios e fachadas em andaimes.

Utilidade do andaime

Andaimes são plataformas móveis ou fixas construídas em alumínio ou aço, muito utilizadas na área de construção civil ou por empresas que prestam serviços de limpeza e conservação.

Tais aparelhos ficam presos em cabos de aço e permitem içar os profissionais que precisam executar trabalhos em pontos mais altos, como a limpeza das janelas de um edifício.

Seu uso é obrigatório em estruturas que tenham mais de 9m de altura. A seguir, falaremos mais sobre os procedimentos necessários para fazer a limpeza de edifícios utilizando andaimes e ainda mostraremos qual o tipo de andaime ideal para essa tarefa!

Saiba como escolher tipo de andaime ideal para o seu edifício ou fachada

Há vários modelos de andaimes disponíveis no mercado, então, a primeira pergunta que você deve fazer é: para que eu preciso utilizar um andaime? A escolha sempre dependerá do trabalho a ser executado, por exemplo, construção, pintura, limpeza ou manutenção.

Fique atento a esta etapa, pois a escolha do andaime adequado é fundamental para prevenir os tão temidos — e comuns — acidentes de trabalho. Veja, a seguir a especificação dos tipos de andaimes e saiba qual o correto para limpar a fachada de prédios.

Principais modelos de andaimes

Andaime fachadeiro:

O fachadeiro é uma estrutura metálica composta por diversos módulos que, acoplados, formam uma espécie de escada por onde a plataforma se movimenta. Sua estrutura é fixa, porém, ele conta com uma plataforma móvel suspensa que sustenta os trabalhadores.

O uso de andaimes fachadeiros é recomendável para realizar atividades gerais de construção e pintura de fachadas, tanto em prédios quanto indústrias.

Andaime móvel:

Semelhante ao anterior, contém rodinhas para dar maior mobilidade. Mas atenção: só use esse tipo de andaime se estiver em superfícies planas, caso contrário, o risco de acidentes será grande.

Além disso, é bom lembrar que o andaime não deve ser movimentado enquanto os trabalhadores estiverem sobre ele. Seu uso é indicado para serviços de instalação e acabamento.

Andaimes de balanço:

São pequenas estruturas suportadas por vigas ou estruturas em balanço. Projetados para ficar do lado de fora da edificação, os andaimes em balanço ficam presos na parede ou são afixados por sistema de balanceamento (cordas, cabos).

Sua utilização depende da estrutura da construção, sendo indicado somente quando não é possível utilizar outro tipo ou não há superfície resistente para apoio.

Andaimes suspensos (ou balancim):

São plataformas grandes e suspensas por cabos de aço, por meio de guinchos elétricos ou manivelas. São usadas em obras de grande porte, para subir cargas mais pesadas. Muito mais prático, esse modelo de andaime pode ter múltiplas finalidades, servindo para construção, acabamento ou limpeza de fachadas.

Cadeira Suspensa:

A cadeira tem design anatômico e é ideal para locais com pouco espaço. Para utilizá-la, a pessoa deve colocar um cinto com um gancho que fica preso a um cabo de aço, por meio do qual é içado.

Na dúvida, é sempre mais seguro optar pelo andaime de plataforma, como os descritos acima, mas, caso não haja estrutura adequada para isso, a cadeira suspensa é uma boa opção, sendo usada também para a limpeza de fachadas.

Andaimes tubulares:

Variação vertical do andaime fachadeiro, composto por módulos duplos, porém com a plataforma fixa ao invés da móvel. Os módulos permitem flexibilizar o tamanho, podendo adaptar-se facilmente aos espaços.

Andaime industrial:

É similar ao tubular. A vantagem desse modelo é que ele possui travas em X, que dão maior estabilidade ao trabalhador.

Andaime Multidirecional:

Este é para quem precisa de mais acessibilidade na obra, mas sem complicação. Também é composto por módulos que se encaixam e podem ser montados em direções diferentes, podendo até ser transformado em escadas.

Norma para a execução do trabalho em altura:

Consta na NR 35 (norma ABNT que regulamenta exercício de atividades em altura) que: “Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda”.

Assim, a limpeza de fachadas em edifícios deve obedecer aos procedimentos de segurança estabelecidos por essa norma, cujos principais são:

  • Promover a capacitação dos funcionários que forem atuar em altura. Fornecer todas as condições de segurança no ambiente, assim como os EPIs necessários
  • Realizar exames periódicos nos funcionários, comprovando sua saúde física e psicológica para atuar nessas condições.
  • Sempre antes de exercer qualquer atividade em altura, a empresa responsável deve fazer uma análise criteriosa no local, a fim de detectar possíveis situações que podem causar acidentes.

Outro ponto de atenção é realizar o correto isolamento e a sinalização da área; verificando a instalação dos pontos de ancoragem e as condições climáticas, que também podem oferecer condições de risco.

Realize a capacitação técnica da sua equipe:

Como mencionamos no item anterior, o empregador tem a obrigação de fornecer treinamento periódico aos operários que exercem funções em locais muito altos, que é o caso de quem faz a limpeza de fachadas de prédios em andaimes.

A norma determina que eles devem receber treinamento a cada 2 anos ou sempre que houver alterações nos procedimentos. É importante ficar atento a isso.

O não cumprimento pode trazer consequências graves, como multas, processos e, ainda, aumentar os índices de acidentes de trabalho, que, infelizmente, já é bastante alto no Brasil. Nosso país ocupa a 4ª posição no ranking mundial de casos.

Fonte